Páginas

domingo, 6 de novembro de 2016

Mágoa no Coração

 
Há muitos anos o Chico possuía um cachorro, que não sei ao certo se nasceu deficiente ou foi atropelado.
Este animal lhe dava um trabalho muito grande. Madrugada adentro, quando regressava do Centro Espírita, tinha que limpar todo o quarto.
Comprava, com seu diminuto ordenado, uma coberta que não chegava a durar um mês.
Assim foi durante muito tempo.
Certo dia, quando chegou o cachorro estava morrendo.
- Parecia que ele estava me esperando.
Olhou-me demoradamente de uma maneira muito terna, fez um gesto com a cauda e morreu.
Enterramo-lo no fundo do quintal, não sem antes derramar muitas lágrimas.
Passaram-se alguns meses e uma de suas irmãs lhe disse:
- Chico, você se lembra daquele cachorro aleijado?
- Sim, como poderia esquecê-lo?
- Olha, vou lhe contar uma coisa. Ele não morreu naturalmente não. Dona Fulana tinha pena de você chegar de madrugada e ter tanto trabalho e, querendo aliviá-lo, deu a ele um veneno.
Ah! Meu Deus, não me diga uma coisa dessas.
- É verdade, Chico.
Ele não sentiu raiva pela pessoa (naquele coração, não há lugar para isso), mas uma tristeza invadiu-lhe a alma e uma sombra começou a envolver-lhe o coração.
Passados alguns dias, o espírito de Emmanuel lhe disse:
- Esta mágoa que você asila no coração está atrapalhando o trabalho dos Bons Espíritos.
Você precisa se livrar dela.
- Não consigo esquecer, disse-lhe o Chico.
- Mas é preciso.
- Como fazer?
- Você precisa dar uma grande alegria a ela.
- Eu, dar uma alegria a ela? O ofendido fui eu!
- A receita não é minha. É de Nosso Senhor Jesus Cristo.
“Fazei bem aos que vos aborrecem”. Leia o Evangelho. Obediente e resignado, Chico procurou descobrir o que a pessoa gostaria de ter e ainda não tinha.
Era uma máquina de costura.
Chico comprou, então, uma máquina de costura para pagar em longas prestações. Quando foi visitá-la, a pessoa estava tão feliz, tão feliz e quando viu o Chico chegando, correu para ele e lhe deu um abraço com tanto amor que uma luz se desprendeu dela e envolveu o Chico da cabeça aos pés. Quando ela o soltou do abraço, a sombra havia desaparecido.
Eis aí uma receita para quem comete a imprudência de carregar a mágoa no coração.
 
Adelino da Silveira - do Livro Chico de Francisco

quarta-feira, 7 de setembro de 2016

Um Espírita no Umbral



Um homem de 55 anos, espírita, sofreu um acidente e morreu de repente. Ele se viu saindo do corpo e chegando a um lugar escuro, feio, tétrico, com energias muito negativas.

Assim que começou a caminhar por aquele vale sombrio, viu três espíritos vestidos com capa preta caminhando em sua direção. Assim que chegaram, o homem perguntou:

– Que lugar é esse?

– Aqui é o que vocês espíritas chamam de umbral – disse um dos espíritos. O homem ficou chocado com aquela informação. Mal podia acreditar que estava no umbral. Considerou que talvez estivesse ali para participar de alguma atividade socorrista aos espíritos sofredores. O espírito negativo, que lia seus pensamentos, respondeu que não. Ele estava ali porque o umbral era a zona cósmica que mais guardava sintonia com suas energias.

– Mas isso é impossível!!! – disse o espírita em desespero. – Não posso estar no Umbral. Deve haver algum erro… Em primeiro lugar eu sou espírita, faço parte dessa religião maravilhosa que é considerada o consolador prometido por Jesus. Realizo também projetos sociais de doação de sopa aos pobres. Ministro o passo magnético duas vezes por semana a uma multidão de pessoas lá no centro. Também ajudo financeiramente instituições de caridade muito necessitadas, além de dar palestras no centro para os iniciantes no Espiritismo. Definitivamente há algo errado…

segunda-feira, 29 de agosto de 2016

Adolfo Bezerra de Menezes



Adolfo Bezerra de Menezes Cavalcanti nasceu em 29 de agosto de 1831 na fazenda Santa Bárbara, no lugar chamado Riacho das Pedras, município cearense de Riacho do Sangue, hoje Jaguaretama, estado do Ceará. 

Descendia Bezerra de Menezes de antiga família, das primeiras que vieram ao território cearense. Seu avô paterno, o coronel Antônio Bezerra de Souza e Menezes tomou parte da Confederação do Equador, e foi condenado à morte, pena comutada em degredo perpétuo para o interior do Maranhão, e que não foi cumprida porque o coronel faleceu a caminho do desterro, sendo seu corpo sepultado em Riacho do Sangue.

Seus pais, Antônio Bezerra de Menezes, capitão das antigas milícias e tenente-coronel da Guarda Nacional, desencarnou em Maranguape, no dia 29 de setembro de 1851, de febre amarela; a mãe, Fabiana Cavalcanti de Alburquerque, nascida em 29 de setembro de 1791, desencarnou em Fortaleza, aos 91 anos de idade, perfeitamente lúcida, em 5 de agosto de 1882.

Desde estudante, o itinerário de Bezerra de Menezes foi muito significativo. Em 1838, no interior do Ceará, conheceu as primeiras letras, em escola da Vila do Frade, estando à altura do saber de seu mestre em 10 meses.

quinta-feira, 4 de agosto de 2016

Francisco Cândido Xavier

 


Nascido no seio de uma família humilde, em 02 de abril de 1910, teve nove irmãos e era filho de João Cândido Xavier, um vendedor de bilhetes de loteria, e de Maria João de Deus, uma lavadeira católica, ambos analfabetos. Segundo biógrafos, a mediunidade de Chico teria se manifestado pela primeira vez aos quatro anos de idade, quando ele respondeu ao pai sobre ciências, durante conversa com uma senhora sobre gravidez. Ele dizia ver e ouvir os espíritos e conversar com eles.
A mãe faleceu quando Francisco tinha apenas cinco anos de idade. Incapaz de criá-los, o pai distribuiu os nove filhos entre a parentela. Nos dois anos seguintes, Francisco foi criado pela madrinha e antiga amiga de sua mãe, Rita de Cássia, que logo se mostrou uma pessoa cruel, vestindo-o de menina e batendo-lhe diariamente, inicialmente por qualquer pretexto e, mais tarde, sob a alegação de que o "menino tinha o diabo no corpo". Não se contentando em açoitá-lo com uma vara de marmelo, Rita passou a cravar-lhe garfos de cozinha no ventre, não permitindo que ele os retirasse, o que ocasionou terríveis sofrimentos ao menino. Os únicos momentos de paz que tinha consistiam nos diálogos com o espírito de sua mãe, com quem se comunicava desde os cinco anos de idade. O menino viu-a após uma prece, junto à sombra de uma bananeira no quintal da casa. Nesses contatos, o espírito da mãe recomendava-lhe "paciência, resignação e fé em Jesus". 

quinta-feira, 7 de julho de 2016

O Universalismo



Por Alexandre Castro de Moura Coelho
(Psicólogo e Consultor)

O Universalismo é um caminho de desenvolvimento e cura espiritual baseado nos aspectos produtivos que podem ser encontrados nas diversas correntes espirituais, filosóficas, científicas e artísticas do saber humano.

Apresentando uma atitude espiritual calcada na liberdade, na tolerância e na integração dos conhecimentos existentes, o Universalismo não se restringe a determinado credo, sistema ou autoridade religiosa mantendo ampla abertura para estudar e praticar tudo aquilo que venha contribuir nos roteiros da beleza, da sabedoria e do amor universal.

Muito mais do que um posicionamento eclético (de aceitar tudo), o Universalismo busca averiguar de que forma cada conhecimento contribui para o desenvolvimento espiritual e como estes conhecimentos, integrados uns aos outros, facilitam no processo da saúde e evolução humana.

terça-feira, 5 de julho de 2016

Ken Wilber


Nascido em 1949 em Oklahoma City, Ken Wilber viveu em muitos lugares durante sua vida escolar, pois seu pai era da Força Aérea. Completou o 2o grau em Lincoln, Nebraska, e começou a estudar medicina na Duke University. Porém, durante o primeiro ano, ele perdeu todo o interesse em seguir a carreira científica e começou a ler sobre psicologia e filosofia, tanto Ocidental quanto Oriental. Retornou a Nebraska para estudar bioquímica mas, após alguns anos, abandonou o mundo acadêmico (graduado em bioquímica) para dedicar todo o seu tempo a escrever. 

Com 16 livros sobre espiritualidade e ciência traduzidos em 20 países, Wilber é atualmente o autor acadêmico mais traduzido nos Estados Unidos. Ele é visto como um importante representante da psicologia transpessoal, que surgiu da psicologia humanista na década de 60, e que se interessa principalmente por espiritualidade. Pela natureza básica e pioneira de seus insights, ele tem sido chamado de “Einstein da consciência”. 

Seu primeiro livro O Espectro da Consciência (1977) firmou sua reputação como um pensador de vanguarda, que busca integrar a psicologia Ocidental e Oriental. A Consciência sem Fronteiras (1979), que resume esse trabalho, é um dos seus livros mais populares. O Projeto Atman (1980) e Up from Eden (1981) abrangem os territórios da psicologia do desenvolvimento e da história cultural. 

segunda-feira, 4 de julho de 2016

Entrevista com Divaldo Franco sobre Espíritos Elementais da Natureza





Transcrito da Revista Allan Kardec

Existem os chamados Espíritos elementais ou Espíritos da Natureza?

Divaldo Franco – Sim, existem os espíritos que contribuem em favor do desenvolvimento dos recursos da Natureza. Em todas as épocas eles foram conhecidos, identificando-se através de nomenclatura variada, fazendo parte mitológica dos povos e tornando-se alguns deles ‘deuses’, que se faziam temer ou amar.

Qual é o estágio evolutivo desses espíritos?

Divaldo Franco – Alguns são de elevada categoria e comandam os menos evoluídos, que se lhes submetem docilmente, elaborando em favor do progresso pessoal e geral, na condição de auxiliares daqueles que presidem aos fenômenos da Natureza.

Então eles são submetidos hierarquicamente a outra ordem mais elevada de Espíritos?
Divaldo Franco De acordo com o papel que desempenham, de maior ou menor inteligência, tornam-se responsáveis por inúmeros fenômenos ou contribuem para que os mesmos aconteçam. Os que se fixam nas ocorrências inferiores, mais materiais, são, portanto, pela própria atividade que desempenham, mais atrasados submetidos aos de grande elevação, que os comandam e orientam.

domingo, 3 de julho de 2016

A Virtude



A virtude não é veste de gala para ser envergada em dias e horas solenes. Ela deve ser nosso traje habitual. A virtude precisa fazer parte de nossa vida, como o alimento que ingerimos cotidianamente, como o ar que respiramos a todo instante.

A virtude não é para ostentação: é para uso comum. É falsa a virtude que aparece para os de fora, e não se verifica para os familiares. Quem não é virtuoso dentro do seu lar, não o será na vida pública, embora assim aparente.

Ser delicado e afável na sociedade, deixando de manter esses predicados em família, não é ser virtuoso, mas hipócrita.

A virtude não tem duas faces, uma interna, outra externa: ela é integral, é perfeita sob todos os aspectos e prismas. Não há virtude privada e virtude pública: a virtude é uma e a mesma, em toda parte.

sexta-feira, 1 de julho de 2016

Quem foi Pietro Ubaldi



O PESCADOR DE ALMAS
QUEM DE FATO FOI PIETRO UBALDI?

Que seria da humanidade sem a revelação dos homens de gênio, que aparecem de tempos em tempos? 
Allan Kardec (A Gênese)

Faz-se conveniente, ao interessado em conhecer a obra de Ubaldi, uma rápida introdução à sua vida, situando-o no contexto de nosso tempo e propiciando-se uma correta avaliação da importância desse autor e o elevado alcance espiritual de sua obra.

O grande missionário nasceu em Foligno, na Itália, em 1886. Distando sua cidade apenas 18 km de Assis, a terra natal de São Francisco, cresceu embalado pelo misticismo franciscano e apaixonado pelos ideais do cristianismo. Naturalmente que, já trazendo ao nascer as insígnias de uma missão, foi levado por impulso interior a viver intensamente os princípios evangélicos e a dedicar a sua vida a compor um trabalho literário embasado em elevado teor inspirativo. Alimentado por visões e sensações espirituais indescritíveis que só experimentam os grandes homens santos, tornou-se um insigne filósofo espiritualista sob os auspícios do Evangelho de Jesus.

quarta-feira, 22 de junho de 2016

Curso de Passes


Este curso será destinado aos tarefeiros da casa e aos alunos do grupo de estudos mediúnicos.

** OBS: Às pessoas que se interessam pelo assunto e que desejam fazer este curso, favor se inscrever através do inbox neste facebook ou ligar para o telefone (11) 4124-7726. Assim que formarmos uma turma realizaremos o curso novamente.

Data: 23/06, 30/06 e 07/07/2016
Horário: das 20 às 21:30 hs.
Serão três quintas-feiras!

CONTEÚDO DO CURSO DE PASSE:

1) O que é o passe;
2) Histórico;
3) Fluído Cósmico Universal;
4) Fluído Vital;
5) O mecanismo do passe;
6) A função dos centros vitais (chacras) em relação ao passe;
7) O duplo etérico e o perispírito;
8) A qualidade dos fluídos;
9) Como pode ser a emissão dos fluídos;
10) O que são radiações;

segunda-feira, 13 de junho de 2016

A matéria quintessenciada


A MATÉRIA QUINTESSENCIADA

Quando se fala em matéria quintessenciada, nos dá a entender que são cinco estados da matéria. As pesquisas mais atuais falam em corpo bioplasmático (Bioenergia). O plasma é tido como 4º estado da matéria, porém não há um consenso nas pesquisas que estão se desenvolvendo no mundo e que mudam apenas os termos que Kardec já nos mostra. Mas, o que vem a ser "matéria quintessenciada"?

Em cosmologia quintessência é uma forma hipotética de energia que se postula para explicar as observações do universo em expansão acelerada. A quintessência é um tipo de energia do vazio, com uma equação de estado.

domingo, 5 de junho de 2016

Grupo de Trabalho e Estudos Cisco de Deus


Contamos com muitas atividades voltadas para o bem estar físico, emocional e espiritual dos participantes da nossa casa. Todos os irmãos que frequentam o GeeChico Xavier G. Estudos, são muito importantes para todos nós e, pensando nisso, modificamos nosso grupo de estudos e educação mediúnica, que se realiza há muitos anos nas quintas feiras, para um grupo que não apenas estuda com afinco os Livros Dos Espíritos e Dos Médiuns e outros temas que se fazem importantes para nosso desenvolvimento mediúnico, mas também trabalha, praticando o que estuda.
Nossos mentores e equipe médica ligados à casa nos orienta e nos ajuda a realizar trabalhos sempre muito sérios e de forma responsável.

Convidamos a todos os que se interessam por estudar e praticar num intuito de ajudar o próximo e a si mesmos, a conhecer nosso trabalho. Venham estudar e trabalhar conosco!
Nossos estudos ocorrem às quintas-feiras das 20 às 21:30 hs. Temos o Grupo que estuda o Livro dos Espíritos e o Grupo que estuda o Livro dos Médiuns, trabalhando nas diversas modalidades mediúnicas.